Marcadores

domingo, 29 de maio de 2011

E porque não ... ? (Versos amigos)

* Uma pessoa a mais para conversar;
* um segredo novo para confesar;
* um sentimento novo para se sentir;
* uma banda nova para destrair;


* um assunto novo para estudar;
* uma idéia nova a se pensar;
* um conselho bom para ouvir;
uma velha história para sentir;


um caminho novo para andar;
* um ex amigo para se perdoar;
* um coração ferido para se cobrir;
uma nova máscara a se esculpir;


* um sabor a mais a se degustar;
* uma pessoa nova para amar;
* um amigo aflito para ouvir;
versos amigos para se lê, sentir e viver, enfim!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Hoje no colégio estávamos discutindo sobre o tema do projeto "Leituração", que ocorre todos os anos onde eu estudo. O tema principal era "valores humanos" e dentre os subtemas estavam : ética (o que eu queria muito), igualdade, paz, amor, amizade, educação, cidadania, solidariedade, dentre outros milhares.
Nesse fala aqui, fala acolá, uma aluna (a qual não mensionarei o nome) se pronunciou, foi à frente e disse o porquê que queria o mesmo. Ela escolheu fé, e apontou os seguintes argumentos:
" Fé é a algo que engloba a maioria desses assuntos, não estou falando relacionando à algo religioso, à crenças nem nada, estou dizendo que fé é você acreditar em si, saber que pode e conseguir, é algo que você precisa, e está acima de qualquer religião, e você pode conseguir tudo com fé. "

- Depois deste breve comentário, recebeu aplausos e a maioria concordou, não tive oportunidade de falar.
Apesar de não ter me pronunciado ainda, creio que fé não é o principal elemento para se conseguir algo, além de que ela colocou "fé" como sinônimo de esperança ou perseverança. Creio que o fato de você querer reaalmente algo, vai muito além da fé, o que a torna apenas mais uma vertente do que você está fazendo para conseguir algo. Exemplos:
1 - Se você quer entrar numa universidade, tudo bem que você possa ter fé, mas tem que fazer por onde, não é acreditando apenas que você entrará em uma, e sim estudando, é a maneira mais lógica de conseguir entrar e cursar o que deseja.
2 - Se você está prestes a fazer uma prova de matemática por exemplo, você tendo estudado, não precisará de fé para cumprí-la.
3 - Se você quer ganhar dinheiro, não precisa de fé pra isso, ou você estuda muito e trabalha, ou você nasce milionário, ou você gasta sua poupança jogando na mega-sena. Qual dessas opções você usaria ?

Enfim, as pessoas estão acostumadas a verem o problema, mas não refletem como ele surgiu e suas causas, nem como resolve-los.
Dizemos : Eu quero um mundo melhor ! - E o em que você está contrubuindo para isso ?
Dizemos : Eu quero políticos não corruptos ! - E você está estudando os canditados antes de votar ?

Só para cumprir meu desfecho, creio que a fé é só mais um pretexto, se quer algo, corra atrás, faça por onde, pense em como você pode conseguir aquilo, porque com certeza Einstein não chegou onde chegou com fé, nem Obama, e nem mesmo a Dilma Rousseff.

Conte-me o que pensas sobre a fé.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Naquele sol rubro...

Quem será aquela garota de tez clara no banco da praça ? Com olhos curiosos e vestes claras observa as pessoas que por alí passam, parece tão inerte desse mundo, parece fantasiar a espera de um sonho perdido, mas não desistido. Esperás ela um alguém ? Talvez um moço que lhe dissesse o que queira ouvir, talvez um moço que ela nem conheça. Não aguentei-me e catei a primeira flôr que apareceu em minhas vistas; posso não ser o adequado, mas não custa ir falar com ela. Então segurei com as mãos trêmulas aquela delicada flôr-do-campo de cor amarela, fui por trás e a entreguei à simples moça que alí estava. Ela ficou confusa por sua vez, mas as aceitou de bom grado e sorriu. Ah aquele sorriso... dentes perfeitamente aliados e alvos constratavam com sua boca rosada, que por sinal parecia macia e doce. Não houveram palavras explícitas, mas meu coração num desparo perguntou o teu nome, consegui cuspir as palavras com certa timidêz à aquela camafeu. Ela me respondeu e me perguntou o mesmo, à convidei à uma volta naquela praça de sol rubro, ela aceitou; aquele sol rubro refletia em seus cabelos castanho escuro. E posso não à ter ganhado para sempre, mas ganhei o meu dia com aquele sorriso sereno, talvez a semana, talvez eu à tenha ganhado e mais ainda, talvez eu seja aquele moço que lhe dirá o que queres ouvir.